22 de nov de 2014

Transexuais, travestis e andróginos em animes/mangás - Parte 1

Animes e mangás não fizeram muito tabu a respeito de transexualidade, travestilidade e androginia. Os japoneses podem até serem um tanto conservadores, mas de alguma forma não reprimiram em suas obras a visibilidade das pessoas diferentes da maioria. Isso é muito bom! Admirável, na minha opinião. Eles apresentaram essas pessoas como apenas personagens; protagonistas, antagonistas, coadjuvantes.

Segue abaixo uma lista com personagens dentro das categorias tratadas neste post.



  • Cinderella Boy

Bem, embora não seja um caso realístico de transexualidade, a trama da série envolve dois detetives, Ranma e Rella, que num experimento acabam dividindo o mesmo corpo. A cada 24 horas eles trocam de sexo, e com isso começa suas desventuras em série.

Como eu disse, mesmo não sendo condizente com a realidade, essa história mostra que japoneses também gostam de usar a ideia da ambiguidade de um personagem. Aqui temos um homem e uma mulher dividindo a mesma vida e o mesmo corpo. Talvez seja uma representação dos lados masculino e feminino que todos nós temos dentro da gente XD.

(Ranma à esquerda e Rella à direita)

  • Rurouni Kenshin


Kamatari Honjō é um membro do Juppongatana, grupo liderado pelo antagonista Shishio Makoto. Ela tem sentimentos por Shishio, mas sabe que não será correspondida por causa de seu sexo biológico. Sua lealdade a ele era tanta que ela estava disposta a se suicidar quando perdeu a luta contra as personagens Kaoru e Misao. No mangá ela chega a mostrar sua genitália, constrangendo Misao.

(Kamatari Honjō)

  • Fairy Tail

A série tem dois casos:

1- Frosch, um ser felino vestido de sapo, nunca teve seu gênero confirmado. Normalmente os gatos da série tem o mesmo gênero do dono. Seu dono, Rogue, já usou indicativos femininos para Frosch. O autor até hoje decidiu manter essa questão um segredo.

Seja gato ou gata, Frosch ainda é kawaii! *---*

(Frosch)

2- Bob, o chefe da guilda Blue Pegasus, é um personagem extravagante e cômico. Ele é um senhor que se veste de maneira muito feminina, com batom e até duas asas nas costas. Embora tenha essa aparência, ele é um mago poderoso, e também possui um lado sério assustador. Ele chega a flertar com dois protagonistas, Natsu e Gray, sendo que com Gray acontece mais de uma vez. É compreensível, ainda mais no caso do tesudo Gray XD.

(Bob)

  • Fullmetal Alchemist

Inveja, que faz parte do grupo dos sete homúnculos, tem uma aparência completamente andrógina. Na versão anime de 2003, Inveja é representado como sendo originalmente homem. No mangá e no anime Brotherhood, seu sexo mantem-se ambíguo. Como sua verdadeira forma é um verme, é possível que Inveja não tenha sexo.

Por sinal, seu poder de transformação é um dos melhores!

(Inveja)

  • Gintama

O personagem Kotarou Katsura é o líder de uma facção e procurado pelas autoridades. Devido a isso, ele costuma se transvestir, adotando a identidade Zurako. Sua definição mais correta seria um crossdresser, um homem que se veste de mulher por algum motivo. Foi revelado que ele tem preferência por mulheres mais velhas.

(Kotarou Katsura)

  • Hunter X Hunter

Killua Zoldyck, um dos protagonistas, é um dos cinco irmãos de uma família de assassinos profissionais. Foi oficialmente confirmado na tradução do mangá e adaptado para o anime que eram todos homens. Os outros são: Illumi, Milluki, Alluka e Kalluto. Entre eles, há dois que chamam a atenção para o tema.

1- Kalluto é um menino de aparência andrógina, vestindo um kimono preto. Sua voz no anime é feminina. Como teve pouca participação, ainda não está totalmente claro se Kalluto é o mesmo caso de Alluka ou se é um menino andrógino. Os personagens se referem a Kalluto no masculino.

(Kalluto Zoldyck)

2- Alluka, uma das minhas favoritas. Uma personagem encantadora com o poder de realizar desejos, uma benção e também uma maldição. Talvez seja a personagem mais poderosa de toda a série. Alluka é referida no masculino por quase todos os personagens, com exceção de Killua, que realmente a ama e respeita sua condição de trans. Essa condição não é revelada com palavras, mas fica evidente pelo tratamento errôneo no masculino e por Alluka ter sido vestida de menino na infância. Espero poder ver Alluka mais vezes!

(Alluka Zoldyck)

  • Kuroshitsuji

A personagem Grell confundiu fãs da franquia por muito tempo, pois ela era definida como um homem gay que usava pronomes pessoais femininos. A autora confirmou que ela se identifica como mulher, o que a torna conceitualmente uma transexual. Como a história se passa em Londres da Era Vitoriana, Grell não deve ser operada. Mas vale ressaltar que a transexualidade não está na cirurgia, e sim na identidade da pessoa.

(Grell Sutcliff)

  • Naruto

Haku, um dos primeiros antagonistas e um personagem famoso. Um garoto perigoso, com um poder especial (se pensam que ele é delicado, enganam-se). Ele usava roupas femininas, um laço no pescoço e pintava as unhas. Ele está na categoria de andrógino por ser do gênero masculino e com aparência feminina.

Aliás, só comentando uma experiência pessoal, já ouvi fãs dizendo que Haku era menina. A única base disso era sua aparência. Será que o pessoal desconhece a existência de pessoas andróginas?

(Haku)



Termino por aqui para não tornar o artigo muito grande. Continuarei a lista num futuro próximo.



8 comentários:

  1. Acho bem possível o Haku ser do gênero feminino, e se reconhecer como menino, tanto por ter sido criado assim como pelo Zabuza como por se uma pessoa trans. A profundidade por trás da história do personagem ficam ocultos, mas a algum tempo o vejo dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho improvável isso apenas porque Haku se diz menino. Naruto o confunde com uma menina e ele ainda fez questão de reafirmar o gênero dele. Se ele fosse trans, não diria nada.

      Excluir
  2. Androginia e pessoas travestidas (e relacionamentos LGBTs apresentados de forma leve, tipo Yukito-Touya) é bem comum em animes. Amo isso <3

    Tem até as Sailors Urano e Netuno, que são namoradas <3. Infelizmente, ao ser dublado para o Brasil, elas viraram primas... ¬¬ Acharam que as crianças não entenderiam (mentira, era puro preconceito mesmo ù_ú).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro q as crianças entende! Eu nunca gostei de naturo porém me minha filha veio me explicar essa situação meeee bem louco mesmo!!!! Ela tem 7 anos

      Excluir
  3. Procure por Guilherme Rocker no youtube então ele é uma pessoa androgena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pelo que entendi, ele é um homem de aparência andrógina. Tem pessoas que não se dizem homem ou mulher, e sim andrógina. Não é o caso dele, é só a aparência.

      Excluir
  4. Em nenhum momento a autora Yana Toboso disse que Grell é uma mulher ou se identifica dessa maneira.
    A única coisa que ela falou foi que quando criou o Grell, nem sabia que existiam esse tipo de distinção.
    Ela o tem como gay afeminado e já falou isso em alguns twitters.
    Não o considero mulher trans pelo fato dele mesmo falar de si tanto no masculino como no feminino.
    Eu até poderia o considerar, se apenas tivesse visto o anime, mas como li o mangá e tive ajuda de uma pessoa que entende japonês, cheguei a conclusão de que Grell não é trans.
    Adoraria que fosse ou que a autora simplesmente esclarecesse tudo direitinho, pra não haver essas brigas no fandom but, fazer o que, né?
    Respondendo a pergunta subentendida, sou fã da história em geral. Adoro o Grell, Sebby, Ciel... Acho todos os personagens incriveis e o arco do navio, que está por vir na animação, está me deixando bem animada.
    Kissu ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Loren! Bom, faz muito tempo que escrevi este artigo e agora parei para revisar as informações graças ao seu comentário. E as informações que tenho é que a autora criou Grell inicialmente como um homem muito afeminado. Mas isso mudou com o tempo. E descobri que o sonho de Grell é ser uma mulher, pois nunca quis ser um homem "desde que nasceu". Essa informação está num "Character Guide" (guia de personagem). Sendo assim, manterei a informação como está.
      Abs

      Excluir