8 de jul de 2015

Poderes oculares de animes/mangás

Animes e mangás com ação e ficção adoram mostrar poderes sobrenaturais, o que fascina muita gente que gosta do gênero. Entre muitos tipos, um tipo de poder que chama a atenção é aquele que se concentra nos olhos. Segue uma pequena lista de poderes oculares:



  • Naruto

Naruto é de longe o recordista de poderes oculares, chamados de dōjutsu. A história inicialmente falava de três tipos de olhos: Sharingan, Byakugan e Rinnegan, sendo este último considerado uma lenda. O Sharingan é conhecido por conceder a habilidade de copiar jutsu (técnicas) e de criar ilusões (genjutsu), enquanto o Byakugan possui um campo de visão de quase 360º e quem o possui pode acessar técnicas de luta corporal incríveis e mortais (taijutsu). O Rinnegan confere inúmeros poderes apelativos, considerados sobre-humanos, até para ninjas mais poderosos. Se quiser saber as propriedades detalhadas de cada um, pesquise. XD

O Sharingan podia evoluir para Mangekyō Sharingan, e este podia evoluir para Eterno Mangekyō Sharingan. Após isso, se a pessoa possuísse o sangue tanto do clã Uchiha quanto do clã Senju, ela adquiriria o Rinnegan. O Sharingan e o Rinnegan são originados de um dōjutsu primordial chamado Rinne Sharingan. E o Byakugan, combinado com um chakra especial, pode evoluir para o Tenseigan, que aparece no filme The Last: Naruto the Movie.

Há outros dōjutsu inventados fora da história oficial e em alguns filmes, mas não vou citá-los.

(As muitas fases e formas do Sharingan)

(Byakugan)

(Rinnegan)

(Rinne Sharingan como terceiro olho)

(Tenseigan)

  • Death Note

Os olhos de Shinigami podem ser adquiridos quando uma pessoa que possui um Death Note doa metade de seu tempo de vida para o Shinigami que a segue. Com eles é possível ver o nome e o tempo de vida de qualquer pessoa (menos o tempo da própria pessoa e de quem mais possuir um Death Note). Não é possível saber quem tem esses olhos (o olho vermelho é apenas uma representação). Foi revelado numa enciclopédia sobre Death Note que a pessoa que possui esses olhos ganham uma visão 3.6 vezes melhor.


  • Yu-Gi-Oh!

O Olho do Milênio (uma das sete Relíquias do Milênio) concede o poder de entrar na mente de qualquer pessoa, além de roubar almas e até localizar alguém. Por isso mesmo quem o possui tem uma grande vantagem nos Duelos. No mangá, dizem que quem o possui pode fazer um desejo.


  • Fullmetal Alchemist

O personagem King Bradley, um dos sete homúnculos, possui um poder especial chamado "Olho Supremo". Com ele, Bradley consegue ler os movimentos do oponente com rapidez, permitindo-o prever ataques. Entretanto, esse poder está concentrado apenas em seu olho esquerdo, e Bradley já comentou que seu corpo, devido ao envelhecimento, pode ter dificuldade de acompanhar seu poder ocular.


  • YuYu Hakusho

O personagem Hiei possui um terceiro olho na testa chamado de Jagan ("olho do mal"), que lhe confere poderes psíquicos e, quanto ativado, aumento de suas habilidades. A implantação do olho deixou-o traumatizado, o que interferia em suas habilidades, mas ele perde esse trauma no decorrer da história e consegue acessar todo o poder do olho.


  • Basilisk (Kōga Ninpō Chō)

Os protagonistas Gennosuke Kōga e Oboro nasceram com poderes oculares únicos. Gennosuke aprendeu a controlar seu poder com o auxílio do tio, que também possui essa habilidade. Seu poder é apenas chamado de Dōjutsu ("técnica ocular"), que hipnotiza seus inimigos, revertendo sua intenção de matar contra eles mesmos e fazendo-os cometer suicídio. Já Oboro possui os "Olhos Místicos". Com apenas um olhar fixo, ela pode neutralizar qualquer outro poder que aparece na história.

(Dōjutsu)

(Olho Místico)



Fiz essa lista unicamente porque gosto desses poderes oculares. Espero que tenham gostado.
Para quem ainda não conferiu algum dos animes/mangás citados, aconselho!



Um comentário:

  1. Muito bom ! Estava procurando uma lista assim. Está perfeito, obrigado.

    ResponderExcluir