2 de set de 2015

Diferença entre bissexualidade e pansexualidade

[clique aqui para um artigo mais atualizado sobre o tema]

Existe ainda confusão sobre essas duas sexualidades.

Essa confusão é esclarecida quando separamos sexo biológico de gênero e quando aceitamos a existência de mais gêneros além de masculino e feminino.

A definição de ambas é muito simples:

- Bi: quem se atrai por dois gêneros.
- Pan: quem se atrai por todos os gêneros.

Reparem que na definição não há a palavra 'sexo', e sim a palavra 'gênero'.

Não é mistério que na natureza existem os chamados sexos biológicos. E por muito tempo essas características físicas foram usadas para identificar as pessoas ou como homens ou como mulheres. Atualmente sabemos que definir a identidade das pessoas pelo sexo biológico é errado.

Ouvi falar que acadêmicos e cientistas, usando como parâmetro o sexo biológico, consideram a pansexualidade como bissexualidade. Aqui estamos considerando apenas os sexos masculino e feminino. O que já está errado, pois também há intersexuais (antigamente chamadas de hermafroditas, termo agora usado para animais). Nem sexo biológico é binário.

Esse mesmo raciocínio binarista também colocaria outras sexualidades, como polissexualidade (atração por muitos gêneros, mas nem todos) e escoliossexualidade (atração exclusiva por gêneros não binários) como derivações da bissexualidade.

Por isso atualmente pouco se fala sobre "atração por um sexo ou mais", e pela interferência dos movimentos sociais, mudamos nosso conceito de sexualidade para "atração por um gênero ou mais". Tal mudança foi necessária quando aprendemos que a identidade de gênero está acima do corpo e das imposições sociais e culturais, o que também foi positivo para a inclusão de pessoas trans que não alteraram a genitália.

Sendo assim, aquela ilustre frase que algumas pessoas bissexuais dizem -"eu gosto de pessoas"- não é totalmente verdadeira. Pessoas não são apenas homem ou mulher. Quem realmente gosta de 'pessoas' é pansexual.

Espero ter esclarecido a diferença.



2 comentários:

  1. Eu não quero ser preconceituosa, porque eu sou um pouco ignorante quando o assunto é pansexualidade. Eu não entendo, o que seriam esses outros níveis de feminino e masculino como identidade de gênero?
    Existem pessoas que não possuem identidade de gênero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora para te responder. Então, é que os gêneros mais comuns e que mais conhecemos são homem e mulher. Mas existem outras identidades que podem ser variações de homem e mulher, como travesti (um gênero feminino), demiboy (meio homem), e demigirl (meio mulher). Essas duas últimas citadas são mais conhecidas fora do Brasil. E sim, existem pessoas agênero - não se identificam com nenhum gênero. Elas entram na categoria de pessoas não binárias, apesar da ausência de gênero. Espero ter esclarecido.
      Abs

      Excluir